1 de março de 2014

Filosofia de algibeira #2 Quem raio é deus?

Desde pequena que ouço falar neste nome, não me lembro sequer de haver alguma altura na minha vida que não soubesse o que era Deus, pelo menos no sentido semântico da palavra. 
Numa viagem de carro do Algarve até ao Alentejo a tardias horas da noite e por isso sem paisagem para observar, arrisquei-me a pisar este campo com o meu companheiro do lado. Respostas houveram poucas, talvez porque ainda não sinto que tenha capacidade suficiente a nível intelectual e espiritual para as encontrar, mas perguntas caíam que nem gotas de chuva. 
Afinal existem vários Deuses ou só um? Estará realmente apenas uma religião correcta da sua fé e as outras todas erradas? Se supusermos que a religião Cristã é a certa, isso significa que todos os islãos, budistas, pastafaris e por aí fora vão para o inferno? Isso não seria um pouco injusto? Porque é que Deus não desce à terra e os avisa que estão errados? E porque é que Deus há-de ser apenas um? E se Este for uma organização de pessoas? Até porque tudo o que é regido só e somente por uma pessoa costuma não funcionar, ou pelo menos não ser justo... E se for uma organização de pessoas, será que a Madre Teresa de Calcutá pertence a esta organização? E Santo Agostinho? E Tomás de Aquino? E? E? E?

Sem comentários:

Enviar um comentário